A 48ª edição do Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) já tem data para acontecer. Este ano, o evento, que será realizado de forma virtual, terá início no dia 29 de novembro e seguirá até 1º de dezembro. Realizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o encontro irá debater as questões climáticas que vêm atingindo os territórios brasileiros.
Segundo a presidente da FNA, Andréa dos Santos, o objetivo do debate é levar ao centro do palco questões urgentes para a manutenção das cidades e da população. “Estamos vendo de forma cada vez mais constante as consequências das mudanças climáticas. A Federação é consciente do papel social que nós, profissionais de arquitetura e urbanismo, exercemos. Por esse motivo, decidimos discutir este tema”, explica.
Como ocorre tradicionalmente, o ENSA será precedido pelo Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo, que ocorrerá entre os dias 27 e 28 de novembro com apoio do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Mato Grosso do Sul (Sindarq/MS). Mantendo a ideia do debate central, a temática será “Cidades para o Futuro: Adaptação e Resiliência Urbana”.
A programação ainda incluirá a entrega dos prêmios Arquiteto e Urbanista do Ano, Prêmio FNA 2024 e, também, Prêmio ArqPop.