A última quinta-feira (18/08) foi dia de reconhecimento para o Diretor Regional Adjunto do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de São Paulo (SASP), Rodrigo Augusto Duarte. O profissional recebeu o Diploma de Honra ao Mérito por Serviços Comunitários da Câmara Municipal de Bragança Paulista, interior do estado. O reconhecimento é pelos anos de atuação do arquiteto junto à Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (ACOHAB), que desenvolve projetos de moradia para população de baixa renda na região. “É muito gratificante fazer parte de um trabalho como esse. A moradia é capaz de mudar uma geração, uma família e todo o nosso país. O reconhecimento do nosso trabalho é o que nos faz seguir adiante e continuar atuando pela causa da habitação popular”, afirma Duarte.
A ACOHAB atua desde 1987, de forma voluntária, e tem mais de 1500 unidades habitacionais projetadas apenas na cidade de Bragança Paulista. A entidade tem previsão de início de obras para mais 560 unidades ainda em 2022 e vem trabalhando ao lado do Poder Público Municipal pelo desenvolvimento e organização social. Duarte, que hoje faz parte do corpo consultivo da entidade, é também precursor e idealizador na implantação de viveiros urbanos em projetos de Habitação de Interesse Social (HIS) desde 2016, recebendo fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) para implantação da iniciativa. O profissional já participou de conselhos municipais, da Conferência das Cidades, do Grupo de Arborização Urbana da Cidade de São Paulo e de projetos como o Empreendimento Bragança J, sendo idealizador da primeira caminhada de luta pela moradia na região Bragantina promovida pela Associação, com a participação de mais de 1000 pessoas em 2019, em comemoração ao Dia Nacional da Habitação.
Também participaram da solenidade o diretor presidente da ACOHAB, Bruno Leme, e a, também homenageada e assistente social da entidade, Marilene Mendes.
Foto: ACOHAB