Sasp participa de apresentação dos novos editais do Minha Casa Minha Vida

por | 21/07/2023 | Sem categoria

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo (Sasp) participou, no sábado (15/07), de apresentação dos novos editais do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O evento, que ocorreu no Campus Vergueiro da Uninove, contou com a participação de gestores públicos, líderes políticos e representantes de movimentos sociais. A organização ficou por conta da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e dos mandatos do deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e da deputada estadual Alice Brandão (PCdoB).

 Segundo o Secretário Geral do Sasp e também vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Maurilio Chiaretti, o evento foi fundamental para trazer a perspectiva dos arquitetos e contribuir com ideias para aprimorar o programa de habitação de interesse social. “A FNA e o Sasp acompanharão o executivo na implementação do programa, buscando soluções para superar as dificuldades e acelerar a produção de moradias dignas para a população de baixa renda”, garante Chiaretti.

A nova fase do programa apresenta algumas atualizações importantes. Uma delas é o aumento no subsídio oferecido pela União. Toda vez que um imóvel é garantido através do Minha Casa, Minha Vida, parte desse financiamento é pago pela União. Nesse sentido, a União pode chegar a assumir 95% do valor, ficando 5% do montante para que a família pague. Outra mudança relevante é a redução dos juros para o financiamento no Minha Casa, Minha Vida. As famílias que desejam aderir ao programa e tiverem renda mensal de até R$ 2 mil a partir de agora contarão com taxa de juros reduzida. O novo percentual irá variar conforme a região.

Também estiveram presentes mais de 45 entidades e associações comunitárias de 30 cidades diferentes, somando cerca de 200 pessoas, incluindo representantes dos sindicatos de arquitetos. O Secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira, também marcou presença. Ele ouviu as demandas apresentadas pelas associações, apresentou detalhes do programa habitacional e se comprometeu a tratar e dar retorno sobre as demandas levantadas.

Foto: Gabriela Britto