Dando seguimento às atividades do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que acontece este ano em São Paulo, foram apresentados os programas Solare, T.A.B.A e ArqPop.
Iniciando pelo projeto Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (T.A.B.A), a arquiteta e urbanista Taiane Beduschi, traçou um diagnóstico sobre o desenvolvimento do projeto e novas perspectivas para o futuro. “A FNA busca, por meio desta iniciativa do T.A.B.A, fomentar o trabalho conjunto dos arquitetos, além de promover apoio e direcionamento para os profissionais sobre o mercado de trabalho, questões jurídicas e contábeis.”
A profissional também divulgou ações já realizadas pelo projeto, além de apresentar a cartilha, que está disponível na íntegra através do link: https://fna.org.br/uploads/2023/07/05MAI11_VF-CARTILHA-COMPLETA.pdf .
A mediadora do debate, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos, reforçou o propósito da quinta mesa do dia. “O objetivo desta mesa é o fomento e o indicativo para que os sindicatos tenham como políticas estas ações, visando a aproximação dos arquitetos e arquitetas das entidades.”
Apresentando o projeto Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare), o coordenador Danilo Matoso, contou a história de criação do programa, que surgiu no ENSA de 2020, e reforçou a importância da propagação de softwares livres. “O uso de softwares pagos inicia na universidade, porém, após formados, estes profissionais não têm mais acesso a estes programas e, muitos, se veem sem a possibilidade de arcar com este custo. Softwares livres são essenciais para o desenvolvimento e prática da profissão, principalmente nos primeiros passos da trajetória.”
O arquiteto e urbanista também explicou o conceito de softwares livres. “Não se trata de programas gratuitos e, sim, de códigos abertos que possibilitam o desenvolvimento de outras ferramentas.” Informações sobre o projeto podem ser acessadas pelo solare.org.br.
Finalizando a mesa, a presidente da federação expôs o ArqPop, projeto lançado em 2022 pela FNA com objetivo de divulgar trabalhos promovidos por arquitetos e urbanistas, de maneira solo ou coletiva, voltados para o atendimento das mais diferentes demandas da sociedade. “O engajamento dos sindicatos é essencial para que essas políticas se perpetuem. O ArqPop tem um poder de crescimento muito grande. Por meio dele, podemos mobilizar a nossa categoria”, reforçou.
Foto: Carolina Jardine