Ao longo de 2023, sindicatos filiados à Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) realizaram diversas atividades em seus estados. Dando continuidade à programação do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), foi realizado um momento para explanação sobre as agendas ocorridas ao longo do ano.
Iniciando pelo Sindicato dos Arquitetos no Distrito Federal (Arquitetos DF), o Marcha das Margaridas, evento organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) com foco nos direitos das mulheres, foi a primeira iniciativa apresentada pelos arquitetos e urbanistas Abel Teixeira Escovedo e Cíntia Nolaço.
Iva Carpes, presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul (Sindarq/MS), falou sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela entidade, como a Casa Eco Pantaneira, projeto que tem por objetivo construir moradias sustentáveis levando em consideração as condições climáticas da região do Pantanal, além de ensinar a comunidade local os princípios da autoconstrução.
Na sequência, Paolo Pellegrino, presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanista do Estado da Bahia (Sinarq/BA), reforçou o trabalho de defesa da categoria e das ações sindicais como prioridade de luta da entidade.
O diretor secretário do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Cicero Alvarez, acompanhado do vice-diretor presidente, André Huyer, da vice-presidente, Deonice Romero, e da integrante do sindicato, a arquiteta e urbanista Taiane Beduschi, abordou as mudanças estruturais realizadas na sede da entidade, que estava em situações precárias, fazendo um comparativo do antes e depois das reformas.
Finalizando a mesa, Iara Beatriz Falcade Pereira, diretora geral do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Sindarq/PR), e Gabriel Rodrigues da Cunha, diretor administrativo financeiro, trouxeram um debate sobre a luta pela representação dos arquitetos e urbanistas em diversos espaços, além de abordar as oficinas e ações realizadas pela entidade com foco no trabalho das mulheres dentro da categoria.
Foto: Carolina Jardine