O SASP, nesses mais de cinquenta anos, tem atuado em diversas frentes, seja na defesa da justa remuneração dos profissionais, nas campanhas e negociações salariais, nos acordos e convenções coletivas, ou na promoção de debates sobre as questões trabalhistas, na ampliação do exercício profissional em áreas tecnológicas, arquitetônica, urbanísticas, paisagística, culturais ambientais e habitacionais, sobretudo naquelas que representam o interesse social.
A luta da nossa entidade se amplia na medida em que as discussões do espaço urbano necessitam da intervenção técnica dos profissionais que representamos, pois sem essa intervenção não teremos cidades equânime e inclusiva. Assim, nesse novo período eleitoral trazemos aos colegas e à população alguns pontos que devem ser analisados e refletidos por todos os eleitores para que ao digitar o número do seu escolhido na urna, tenha a maior certeza possível de estar realizado uma escolha apropriada aos seus desejos e interesse.
A eleição deste ano não difere muito daquela que ocorreu em 2022, e até mesmo das de anos anteriores, temos uma nova disputa entre as forças do passado retrógrado e reacionário, contra as forças progressistas e evoluídas que sempre buscam colocar o país e sua população em patamares mais elevados do bem-estar social. E é nesse contexto que nossa entidade reafirma sua posição do voto em candidatos vinculados aos movimentos sindicais, principalmente naqueles que mais se destacam na defesa dos(as) trabalhadores(as).
Somos uma entidade sindical na defesa do(a) profissional de arquitetura e nesse sentido conclamamos o voto nesses profissionais, principalmente no legislativo onde terão um atuação técnica que muito contribuirá na formatação de espaços urbanos inclusivos, evitando o atual modelo de segregação que tem sido produzido pelas últimas gestões, quando os interesses individuais e do maior lucro se sobre põem aos interesses coletivos, isolando e segregando nossa população.
Tenha clareza que mesmo analisando e realizando essas escolhas não há garantias de que teremos uma efetiva mudança em nossas cidades, o fundamental para essas conquistas é que o eleitor tenha uma atuação mais participativa, acompanhando e fiscalizando a atuação do seu eleito e sempre que preciso se manifestando coletivamente contra atitudes destrutiva como as que acompanhamos nesses últimos anos.
Nesse sentido nosso sindicato, juntamente com as entidades que compõem o Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo – CEAU, e com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, redigiram uma “carta aos candidatos” que poderá ajudar não só aos candidatos criarem programas de qualidade como permite que a população conheça mais tecnicamente as questões urbanas que muito enriquecerão o futuro debate das nossas cidades. A “carta aos candidatos” está formatada numa página da internet: https://causp.gov.br/agendaeleicoes/pelo-desenvolvimento-urbano-nas-eleicoes-municipais-de-2024-2/ definindo conceito de desenvolvimento urbano nas eleições de 2024, o papel dos(as) profissionais de arquitetura e urbanismo nas políticas públicas para cidades, artigos e documentos e programas de governo e plataformas legislativas.
Finalizando, desejamos que todos realizem o seu voto com muito amor pela sua cidade e não permitam que as políticas públicas conquistadas retrocedam.
Foto: Pexels