O maior e mais antigo sindicato do país, que representa os arquitetos e urbanistas do Estado de São Paulo, está próximo de completar 50 anos e vai promover uma agenda de atividades e debates para marcar meio século de atividades. O evento “Dias de luta. Cinquenta anos combativos.” será realizado entre os dias 8 a 12 de março, às 19h, no canal oficial do YouTube da entidade, e trará pautas voltadas para a atuação das mulheres na arquitetura e as mudanças no mercado de trabalho nas últimas décadas. “O dia 8 de março é uma data importante por representar a luta das mulheres. E em uma profissão que 60% da categoria é composta por arquitetas e urbanistas a data tem um simbolismo forte. Não só por ser o Dia Internacional da Mulher, mas também por ser a data de fundação da nossa entidade”, explica o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo (SASP), Marco Antonio Teixeira da Silva.
Fundado em 1971, quando obteve a Carta Sindical, no estado que concentra mais de 53% dos profissionais em atividade no Brasil, o SASP foi um impulsionador da criação de outros sindicatos estaduais e da fundação da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), em 1979. A entidade nasceu como Associação Profissional dos Arquitetos no Estado de São Paulo em pleno processo de reforma da legislação profissional, Lei 5.194/66, e tem, entre suas tantas lutas, a defesa do mercado nacional frente à concorrência de profissionais e empresas estrangeiras, dos direitos autorais e da remuneração dos profissionais. Foi na mesma época em que, também, se estabeleceu a conquista do salário mínimo profissional – Lei 4.950-A/66, em vigor até hoje.
Para marcar essas e tantas outras conquistas, o SASP reserva uma agenda especial que conta com a participação de ex-diretores da entidade e de convidados parceiros. Serão cinco encontros virtuais que começam no dia 8/03 com um vídeo comemorativo dos 50 anos do SASP, no dia 9/03 com ‘História e Retrospectiva: ações e conquistas ao longo de 50 anos; no dia 10/03, com o tema ‘O que mudou no mercado de trabalho para as mulheres em meio século?’, no dia 11/03 a pauta será ‘Elas na licitação: por que esse mercado não decola?’; e, para fechar o cinquentenário, a live discute o tema ‘Mulheres nas entidades de Arquitetura e Urbanismo’. Marco Antonio ainda destaca que não será uma comemoração, como já foi em outros anos. “Pelo momento da pandemia e pelas 250 mil pessoas que perderam a vida, nós concluímos que não há nada para se comemorar. Entretanto, queremos fazer uma reflexão sobre nossas conquistas e o que nos aguarda nos próximos anos”, finaliza.
A programação é totalmente gratuita e online pelo Canal do Youtube