O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – SASP lamenta com muita tristeza o falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha que lutava contra um câncer no pulmão. Um dos nomes mais respeitáveis da arquitetura brasileira, premiado com o Prêmio Pritzker (“o Nobel da Arquitetura”) em 2006, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2016 e recentemente condecorado com a medalha de ouro da UIA 2021.
O profissional nasceu em Vitória do Espírito Santo há 92 anos, era considerado um dos principais representantes da Escola Paulista, que juntamente com Vilanova Artigas e Fabio Penteado projetaram o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães, um marco na habitação social conhecido popularmente com Parque CECAP. Suas obras compõem o patrimônio da arquitetura paulistana, com destaque para o Museu Brasileiro da Escultura, MuBE, a reforma da Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa. Entre os trabalhos mais recentes estão o novo Museu dos Coches, em Lisboa, o SESC 24 de Maio, em São Paulo e o ainda em construção o Cais das Artes, em Vitória.
Nós da diretoria do SASP expressamos nossos fraternos sentimentos a todos os familiares, amigos e a todos que o ampararam nessa última etapa da vida. A partida de Paulo Archias Mendes da Rocha deixa uma imensa lacuna na Escola Paulista e na arquitetura brasileira.