Sede São Paulo

Rua Araújo, 216 - Rebública

Tel: (11) 3229-7989

E-mail: atendimento@sasp.arq.br

  Associe-se
 

ATHIS

O SASP desenvolve diversas iniciativas (em diferentes estágios de avanço) em Assistência e Assessoria Técnica à Habitação de Interesse Social (ATHIS): Ribeirão Preto, Campinas, Igarapava, Bebedouro, Baixada Santista, Grande São Paulo e São José dos Campos.

A proposta de ATHIS do SASP é levar arquitetos e urbanistas, estudantes e outros profissionais a ajudar e trabalhar com comunidades de baixa renda que carecem de moradias e espaços urbanos de melhor qualidade, mais seguros, sustentáveis, econômicos e saudáveis. As propostas de intervenção, no entanto, são levantadas e estruturadas a partir da organização da própria comunidade em uma cooperação com o Sindicato que antecede qualquer ação de construção.

Por meio de seus departamentos e diretoria, o SASP recebe as demandas das comunidades e na sequência dá início à sua aproximação com as mesmas, ouvindo suas necessidades, conflitos, histórias, agentes envolvidos e as dificuldades e potencialidades no pleito pela moradia digna.

Em seguida o Sindicato constrói com as lideranças comunitárias uma agenda política e um conjunto de propostas de cooperação, realizando, para isso, atividades como:

  • Assembleias, eventos e oficinas práticas de organização, formação e geração de renda;
  • Ações, notas e mobilizações na defesa jurídica e midiática do acesso à terra;
  • Apoio às mais diversas campanhas emergenciais como de arrecadação de alimentos, roupas, móveis e remédios, dentre outras ações;
  • Participação em reuniões de negociação com órgãos públicos e demais agentes sociais;
  • Apoio na formalização das organizações de representação da comunidade;
  • E, por fim, a implantação de escritórios técnicos sociais no interior das comunidades, para a realização de projetos e obras de melhorias locais, tanto nas moradias como nos espaços públicos e coletivos.

Na medida em que se firmam laços de cooperação mais estáveis o SASP passa a levar grupos de arquitetos e estudantes para conhecerem essas comunidades, fazendo visitas e participando de ações pontuais que buscam a capacitação na prática e a consolidação dos escritórios técnicos sociais.

Com a consolidação desses escritórios o projeto chega no seu estágio mais avançado, envolvendo um circuito de temporadas de residência e extensão acadêmica, fomento e apoio na constituição de coletivos ou organizações multiprofissionais, formação e complemento de arranjos produtivos locais, elaboração e implementação de planos de negócios, implantação de redes de cooperação e geração de renda para as famílias, busca de alternativas de recursos e tecnologias para os projetos e as obras e, por fim, a realização destes, o nosso objetivo final.

Nesse momento o SASP passa a ajudar os arquitetos e urbanistas a formalizarem escritórios próprios de ATHIS, na forma jurídica que melhor se adequar às atividades que pretendem realizar, e também orienta na elaboração de propostas de prestação de serviços, orçamentos, contratos, no cumprimento de exigências técnicas e legais no exercício da profissão e na continuidade da relação com as comunidades.

Paralelo à essas atividades locais o Sindicato também realiza investidas na política de habitação das cidades onde esse projeto se realiza, participando dos conselhos e das conferências de habitação e levando propostas de implantação de programas de regularização fundiária e ATHIS. Além de implantar programas públicos, o SASP tem a intenção de promover a capacitação de quadros públicos e a viabilização de Fundos Municipais de Assistência Técnica.

Acompanhe nosso site e redes sociais e fique por dentro de nossos projetos em ATHIS.