O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) está representado na gestão do Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro no Litoral Norte de São Paulo. O membro da diretoria regional do SASP Paulo André Cunha Ribeiro assume a presidência do grupo para o biênio 2021/2023.
Para Ribeiro, “é uma responsabilidade grande” presidir o grupo, pois é necessário, na visão dele, conciliar demandas e necessidades de todos os envolvidos na área. “A gente (arquitetos e urbanistas) consegue ter uma visão geral do processo sem perder o foco do zoneamento, que é desenvolver a região na questão sustentável e econômica”, destaca.
Ribeiro ainda explica que se pode entender o gerenciamento costeiro como um conjunto de ações que gerem os recursos naturais da região. Por isso – por se tratar de um contexto amplo e de aspectos que não necessariamente fazem parte do escopo público governamental –, entidades da sociedade civil se fazem presentes no grupo. A partir da discussão entre os membros, que reúnem, dentre outros, ambientalistas, industriários e agricultores, as definições sobre o território podem ser tomadas de forma mais integral.