No último final de semana (28 e 29/05), o Sindicato de Arquitetos de São Paulo (SASP) recebeu o 2º Encontro Regional dos Sindicatos de Arquitetos. O evento recebeu os representantes sindicais das regiões Sudeste e Centro-Oeste: Sindicato de Arquitetos do Rio de Janeiro (SARJ), Sindicato de Arquitetos do Mato Grosso do Sul (SindarqMS), Sindicato de Arquitetos de Minas Gerais (SinarqMG) e o Sindicato de Arquitetos do Distrito Federal (Arquitetos-DF).
O primeiro dia do ERSA Sudeste e Centro-Oeste debateu um assunto importante para o trabalho sindical: a defesa da democracia como base para garantir o direito dos trabalhadores. A mesa de debates reuniu o presidente do SASP, Marco Antonio Teixeira, a arquiteta e urbanista e coordenadora do Instituto Lula, Clara Ant, o diretor financeiro da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ariovaldo Camargo, o coordenador técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudo Socioeconômico (Dieese), Victor Pagani, e o representante da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) Nilton Freitas.
Ainda no sábado, foi realizado o lançamento oficial da Cartilha T.A.B.A., projeto realizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) com o apoio do Conselho de Arquitetura do Brasil (CAU Brasil). A oficina propunha meios para transformar os sindicatos em incubadoras de novos modelos de atuação. Neste segundo dia de evento, também foi realizada a reunião do sindicato regional, que promoveu um momento de partilha de experiências e de discussão sobre como expandir o desempenho sindical.
De acordo com o presidente do SASP, o evento foi uma grande oportunidade para compartilhar aprendizados com outros sindicatos. “Foi um final de semana cheio de troca de experiências sobre o papel do sindicalismo no apoio da categoria e do mercado de trabalho”, afirma. O encontro aconteceu de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo zoom e atividades presenciais na Escola da Cidade, em São Paulo (SP).