Sede São Paulo

Rua Araújo, 216 - República

Tel: (11) 3229-7989 / 3229-5527

E-mail: atendimento@sasp.arq.br

  Associe-se
 

Gerar CSU

Gerar CSU


O QUE É A CSU?

A CSU é um imposto previsto na Constituição Federal e na CLT e é destinada aos sindicatos, federações, confederações, centrais sindicais e ministério do trabalho e emprego. A arrecadação da CSU garante a sustentação do sistema de proteção sindical aos trabalhadores de sua categoria, no caso as arquitetas e os arquitetos e urbanistas, defendendo individual e coletivamente seus interesses e direitos através de processos, denúncias, representações, ofícios, comunicações, atividades diversas de valorização profissional e manifestações. A CSU tem também um importante papel na defesa do emprego e de oferta de serviços de arquitetura e urbanismo, através de projetos que fortalecem campos de trabalho pouco explorados, como em patrimônio histórico, regularização fundiária e assistência técnica, e representações diversas em conselho participativos e nos debates de políticas e de leis que envolvam nossa profissão, como os planos diretores e suas leis complementares, o código de obras e as normas técnicas. Portanto, ao pagar sua CSU você estará contribuindo para a permanência e melhoria não só dos serviços voltados às arquitetas e arquitetos e urbanistas, mas também para a defesa do sentido público do sistema sindical e dos preceitos que balizam nossa atuação, como o direito à cidade e a democracia.

DESCONTOS

O SASP oferece 50% de desconto na CSU para arquitetas e arquitetos recém formados (até 02 anos de formatura) e aposentados. Para conseguir seu desconto, envie e-mail para atendimento@sasp.arq.br e lhe responderemos com a orientação necessária.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE AOS EMPREGADOS

É muito comum os empregados terem o desconto automático da CSU, geralmente no mês de março, ao sindicato escolhido pelo RH ou patrão da empresa ou órgão público em que trabalha. No entanto, esses sindicatos dificilmente dão conta das demandas específicas das arquitetas e arquitetos e urbanistas, como o Salário Mínimo Profissional, a responsabilidade técnica, os acervos técnicos e as atribuições profissionais definidas pelo CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Quem dá conta disso é o SASP e para que você possa nos escolher como seu legítimo representante, basta recolher sua CSU em nosso sistema e apresentar ao RH ou setor responsável até o dia 19 de março de cada ano. Se você também é beneficiado com algum acordo coletivo ou processo trabalhista movido pelo SASP, vale a pena garantir seus direitos sendo também associada ou associado do seu sindicato.

Ainda tem dúvidas? Veja aqui as principais dúvidas e respostas referentes à CSU e ao SASP.