Sede São Paulo

Rua Araújo, 216 - República

Tel: (11) 3229-7989 / 3229-5527

E-mail: atendimento@sasp.arq.br

  Associe-se
 

GRANDE ATO PELA CRIAÇÃO DO TEATRO PARQUE BIXIGA

GRANDE ATO PELA CRIAÇÃO DO TEATRO PARQUE BIXIGA

O SASP defende a proteção do patrimônio cultural da região do Bixiga e do Teatro Oficina. A criação do parque é a melhor solução que temos. Participem do GRANDE ATO PELA CRIAÇÃO DO TEATRO PARQUE BIXIGA!

 

“Na próxima quarta (5), às 19H, faremos um grande ATO pela Luta permanente para transformar o terreno entorno ao Teatro Oficina, no Bixiga, em uma terra pública. Também apresentaremos um estudo preliminar do projeto que vem sendo gestado ao longo de anos em muitas mãos como alternativa às torres propostas para o terreno. Tudo em sintonia com uma agenda de luta mundial pelo meio ambiente celebrada neste dia.
Este ato será como um RITO, uma ACUPUNTURA URBANA de desmassacre da vida, inspirados nas forças da natureza dessa terra, e nessa luta, o RIO do Bixiga será a nossa vanguarda! E nós queremos a restauração desse ecossistema!

 

Com a restauração da geomorfologia do terreno, e com a renaturalização do nosso rio do Bixiga, o projeto do Parque cumpre uma função ambiental urgentíssima para nossa cidade: a de confluência e o escoamento das águas pluviais, atuando também, e muito, na regulação das ilhas de calor, sendo a do Bixiga, uma das mais fortes da capital.

 

É uma luta por um modo de vida, pelo direito à cidade, e sobretudo pelo direito a imaginar e criar outras cidades, livres do massacre da especulação imobiliária neoliberalista que age de forma fascista contra a vida. Em guarani se diz TEKOHA, lugar onde se pratica um modo de existir que reexiste.

 

Instauramos uma nova fase desse movimento, dando um salto em direção ao cultivo da terra, da cultura e da vida. A geografia do terreno, o próprio chão, sua arqueologia, nos mostraram, em toda a sua simplicidade, os contornos e as forças do Parque DO RIO do Bixiga que já vive ali, grávido do Teatro de Estádio Lina Bo Bardi, talhado na natureza, na terra.

 

Um CORO de arquitetas e arquitetos, junto ao movimento pelo parque e a cia teatro oficina uzyna uzona, deram corpo e fôlego novo a essa luta, criando as bases de um lindo e forte projeto para o último chão de terra livre do centro de sampã, e nós queremos compartilhar esse acontecimento com vocês!

 

agora, a qualidade dessa luta ganha novo fôlego com o rio do Bixiga, que corre subterrâneo, atravessando o terreno, como artéria e seiva do vale que se forma entre as ruas abolição, santo amaro, jaceguai, e japurá.

 

O MARTÍRIO SECULAR DA TERRA É O NOSSO MARTÍRIO.

 

vamos libertar juntxs o rio do Bixiga
e a vocação cultural dessas terras !!!

 

NA LUTA É QUE A GENTE SE ENCONTRA
VAMOS JUNTXS
A FLECHA FOI LANÇADA

 

INFO

5 DE JUNHO, QUARTA-FEIRA, ÀS 19H
RUA JACEGUAI, 520, TEATRO OFICINA”

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website