O último dia do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) iniciou com apresentação das diretorias e comunicação, prestação de contas e ações da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). O momento serviu como um espaço de novas ideias e desenvolvimento de possíveis medidas para o futuro.
Durante a apresentação dos projetos realizados ao longo do ano, como o + Arquitetos, apoio à comunicação dos sindicatos e fase dois do ArqPop, também foram abordadas novas ações focadas em arquitetos e não arquitetos para a conscientização sobre as cidades e o meio ambiente. Ao longo do debate, também tratou-se sobre a importância da renovação dos sindicatos e da federação. “Precisamos falar com os jovens, que são os responsáveis pelo futuro do nosso país. Formando eles, teremos a possibilidade de criar uma sociedade mais consciente”, reforçou a presidente da FNA, a arquiteta e urbanista Andréa dos Santos.
Na mesma mesa de diálogo e construções futuras, o assessor sindical da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Valtuir Soares, e a secretária de Finanças, Fernanda Lanzarin, realizaram a prestação de contas do exercício 2022 e parcial 2023. Valtuir seguiu abordando temática sobre renovação para seguimento do processo de construção da entidade.
No primeiro bloco, foi exposta a receita da FNA composta por receitas sindicais, receitas eventuais/convênios e financeiras, além de despesas e estrutura de contratos. Já no bloco seguinte, após espaço de esclarecimento e sugestões, os delegados representantes dos sindicatos filiados aprovaram as contas apresentadas.
Foto: Judy Wroblewski