Em 19/06/24 os profissionais da arquitetura e urbanismo reunidos em Assembleia virtual aprovaram a nova contraproposta apresentada pelo Sinaenco:
- Reajuste salarial: 3,23% (100% do INPC), com pagamento do retroativo a 1º de maio de 2024 na folha/competência de junho de 2024;
- Auxílio refeição/alimentação: reajuste de 4,82%, retroativo a 1º de maio de 2024;
- Cláusulas econômicas: reajuste de 3,23% (100% do INPC) para todas as cláusulas com repercussão econômica da CCT 2023/2024;
Apesar do avanço da nova proposta, a inicial indicava um reajuste de 2,5%, nossos profissionais seguem acumulando uma perda salarial superior a 8,0 %, demonstrando que o setor está longe der recuperar os ganhos após a pandemia. Outro ponto que nos causa indignação é o não avanço nas cláusulas sociais – novamente o sindicato patronal se recusa a aceitar cláusulas contra a discriminação e a igualdade de salário e oportunidades para as mulheres.
Para revertermos esse quadro, somente com mais participação dos arquitetos e arquitetas nessas lutas, por isso o SASP chama os/as colegas para fortalecermos nossa luta por melhores condições de trabalho.
Se ao invés de enviar sua carta de oposição à contribuição negocial, você se tornasse um associado/a participativo/a do seu sindicato, este quadro seria diferente. Juntos Somos Mais Fortes.
FINALIZANDO, O SASP INFORMA QUE APÓS ASSINATURA DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DIVULGAREMOS O MODELO DA CARTA DE OPOSIÇÃO E A DATA DE ENTREGA. NÃO SERÁ ACEITA FORA DESSA DATA.