O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) assumirá a vice-presidência da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). O diretor Maurílio Ribeiro Chiaretti foi eleito, ao lado da presidente Andréa dos Santos (Saergs), em pleito realizado neste sábado (26/11), em Brasília (DF), durante o 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). Ao lado do presidente Marco Antônio da Silva, Chiaretti representou o SASP no encontro, que reuniu sindicalistas das cinco regiões do Brasil.
A posse festiva da nova diretoria da FNA foi realizada na noite de sábado (26/11) durante solenidade de entrega do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2022. Contudo, a nova diretoria só assume a federação definitivamente em janeiro de 2023.
Segundo Maurilio Ribeiro Chiaretti, a nova diretoria forma “um grupo potente, não só pela experiência e energia combativa, mas também pela necessidade de cuidado e acolhimento que com os colegas e sindicatos. Nós podemos avançar nas pautas sociais, trabalhistas, econômicas e assistenciais, e teremos um olhar especial nas pautas humanas, na defesa da vida, no acolhimento e no direito à felicidade. Vamos precisar de tod( )s!”.
Entre os desafios da nova diretoria, pontua a presidente Andréa dos Santos, está amplificar a participação dos arquitetos na construção de políticas públicas nas diferentes esferas. Outra linha de ação será pelo projeto de Lei que prevê enquadramento de arquitetos como Microempreendedor Profissional (MEP). “Nossa atuação será focada no compromisso de fomentar a base de nossos sindicatos filiados nos diferentes estados”, completou. A nova diretoria ainda pretende estreitar relacionamento com as demais entidades de arquitetos e urbanistas a fim de unir esforços pelo desenvolvimento e reconhecimento da profissão.