Representando a categoria dos trabalhadores e Arquitetos e Urbanistas, o vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Maurilio Chiaretti, e o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo (SASP), Marco Antonio Teixeira da Silva, participaram da rodada de escuta com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Na atividade, que aconteceu na quinta-feira (16/2), na sede nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em São Paulo (SP), o ministro convidou as todas as centrais sindicais do país para apoiar a criação de um fórum permanente de discussão da Previdência com as pastas do Governo Federal e o Congresso Nacional.
Conforme Maurilio Chiaretti, o ministro ainda discutiu com as categorias presentes as principais demandas da Previdência. Entre elas, a necessidade de se acabar com a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com o teste de vida, a facilitação para o acesso ao laudo médico em parceria com o SUS, melhorias nos processos para acabar com as fraudes dos financiamentos consignados garantindo a punição dos criminosos e a ampliação da cobertura da Previdência para jovens, prestadores de serviços e profissionais liberais. “Foi apontada com veemência a necessidade de correção dos graves erros da Reforma Trabalhista, que têm impedido que muita gente possa se aposentar dignamente, além de ter aumentado muito o desconto dos trabalhadores e aposentados”, destacou Chiaretti.
De acordo com vice-presidente da FNA, estão sendo programados novos encontros para tratar das demandas específicas dos Arquitetos e Urbanistas em reuniões com a federação e as confederações.
*Com informações da CTB