SASP passa a integrar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto do Tietê

por | 01/04/2025 | Destaque, Notícias, Sem categoria

O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) passou a integrar o colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), um dos mais importantes órgãos na gestão dos recursos hídricos do Estado de São Paulo. Marineia Lazzari Chiovatto, arquiteta e urbanista, diretora de Relações Institucionais do SASP, agora compõe esse colegiado representando o sindicato. 

Além de integrar o grupo, a arquiteta participará do Subcomitê Alto Tietê Cabeceiras e das câmaras técnicas de Gestão de Investimentos (CTGI) – que trata dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) – e também do Planejamento e Gestão (CTPG).

Ao assumir o novo cargo, Marineia destacou a importância da participação feminina nesses espaços. “É uma grande honra estar em uma instituição que representa os trabalhadores, principalmente, sendo mulher em um espaço que nunca foi convidativo para nós e poder participar desses grandes projetos. Veja, estamos falando de recursos hídricos, de abastecimento, qualidade de água. Estamos falando de grandes projetos que envolvem o desassoreamento do rio e de seus afluentes, de reservatórios de água, abastecimento para a população, saneamento e gestão de resíduos. Todas essas questões devem chegar para toda população e não apenas para determinados setores. E como mulher, estar nesses espaços e ver como a gente tem a participação, é um orgulho muito grande e eu espero muito conseguir contribuir para mais esse espaço aqui.”

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) é um órgão colegiado, vinculado ao Estado de São Paulo, que atua na gestão dos recursos hídricos da bacia do rio Tietê. O comitê conta com a participação de 40 municípios. Ele foi  criado pela Lei Estadual n° 7.663, de 30 de dezembro de 1991, um de seus objetivos é promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos. Com essa nova representação, o SASP reforça seu compromisso com a participação ativa na gestão ambiental e urbana do estado.