Sede São Paulo

Rua Araújo, 216 - República

Tel: (11) 3229-7989 / 3229-5527

E-mail: atendimento@sasp.arq.br

  Associe-se
 

Vagão de trem abandonado é transformado em Escritório Técnico para arquitetos e urbanistas

Vagão de trem abandonado é transformado em Escritório Técnico para arquitetos e urbanistas

O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP), junto com moradores da ocupação Cidade Locomotiva, localizada em Ribeirão Preto, concluiu a primeira etapa de construção do Escritório Técnico Social em um vagão de trem, antes abandonado e deteriorado.

 

A comunidade já está realizando cadastros dos moradores, reuniões e ministrando cursos de formação no vagão, agora ponto de articulação da Cidade Locomotiva. A ideia é que o espaço também conte com sala de aula, banheiros, cozinha e área social.

 

Nesse espaço, o SASP também promoverá cursos profissionalizantes, projetos de assistência técnica, intercâmbios com outras entidades e comunidades, residência acadêmica para auxiliar na formação de alunas e alunos de Arquitetura e Urbanismo e a abertura de novas frentes de trabalho para a categoria.

 

O presidente do SASP, Maurílio Chiaretti, conta que a entidade começou a atuar junto com a comunidade há quatro anos atrás por meio de um projeto piloto. “Buscamos envolver o Sindicato na construção de uma agenda política conjunta com a comunidade, invertendo a lógica de atuação dos arquitetos em situações como essa. Realizamos em conjunto com a Cidade Locomotiva uma agenda política e desenvolvemos ações técnicas e sociais. Essa iniciativa é um resgate de um processo pedagógico em que comunidade e arquitetos trocam saberes e garantem um vínculo que gera oportunidades e soluções criativas para os problemas da cidade”, analisa ele.

 

Segundo Chiaretti, hoje a Locomotiva participa ativamente de vários debates sobre políticas urbanas na região de Ribeirão Preto, é referência em organização coletiva e também auxilia outras ocupações em diversas etapas de luta por moradia digna.

 

A comunidade Cidade Locomotiva é uma ocupação social realizada pela União dos Movimentos dos Sem-Teto e Sem-Terra de Ribeirão Preto em áreas federais no antigo terreno da FEPASA (Ferrovia Paulista S.A.), no bairro Jóquei Clube. Muitas famílias ocupam vagões abandonados, por isso o nome de Cidade Locomotiva. São cerca de 500 famílias que estão ali desde março de 2015, vindas de desocupações forçadas na região.

 

Assista aqui o documentário realizado por Ana Carolina da Fonseca, Thais Marcon e Thiago Scatena, com apoio do SASP e imagens de Paulo Honório. O trabalho foi premiado no II UrbFavelas de 2016, realizado na UERJ, no Rio de Janeiro.

 

Confira as imagens do trabalho de transformação do vagão em Escritório Técnico:

 

Antes

Depois

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website